quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Essa semana estou lendo pela segunda vez O Retrato de Dorian Gray do Oscar Wilde [escrito em 1891]. Eu AMO esse livro, mesmo. Sei que o Oscar era gay e que o livro traz muito disso, mas como ele mesmo disse: Não existe isto de livros morais ou imorais. Livros são coisas bem escritas ou mal escritas. E só. [Oscar Wilde - Prefácio]


De repente, porém, levantando-se, cerrou os olhos, e com os dedos foi cobrir as pálpebras, como a tentar aprisionar, dentro do cérebro, um sonho curioso, de que temia acordar.
[O Retrato de Dorian Gray, I]


"Um sonho de forma em dias de razão"


Quando nossos olhos se encontraram, senti-me empalidecer. Fui tomado por uma sensação curiosa, de terror. Sabia que deparara, frente a frente, com alguém cuja personalidade, por si só, tão fascinante, me absorveria, caso eu permitisse, toda a natureza, toda a alma, minha própria arte, e eu não desejava influências externas em minha vida. Você mesmo sabe, Harry, quanto eu, por natureza, sou independente. Sempre fui meu próprio dono; sempre o fui, pelo menos até encontrar Dorian Gray.
[O Retrato de Dorian Gray, I]


-Todos os dias. Eu não seria feliz se não o visse todos os dias; pra mim, ele é absolutamente necessário.
[O Retrato de Dorian Gray, I]


Meus amigos, escolho-os pela beleza; meus conhecidos, pelo caráter; e meus inimigos, pelo intelecto.
[O Retrato de Dorian Gray, I]


ah o livro é todo marcado, todas as páginas eu marco uma frase. Muito rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You might also like:

Related Posts with Thumbnails