quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Livro da semana - Vestido de Noiva

E como notaram ah tá temos um novo marcador: Livro da semana.
Fiz uma meta pessoal de ler um livro por semana hehe. Então só colocarei aqui livros que lerei a partir de hoje, e mesmo amando livros 'passados', terei que ler de novo para postar.Ou seja, senão tiver outro em uma semana é porque falhei '-' Ah não estou aqui para colocar sinopses ou resumos, só comentar ;D Agora vamos ao que interessa.

Nelson Rodrigues in Vestido de Noiva
Contexto
Nunca tinha lido nada do Nelson Rodrigues nem sobre ele. Mas semana passada minha professora de literatura passou um trabalho em grupo sobre textos dramáticos contemporâneos *-*. Como o Jão estava no grupo e possui uma biblioteca em casa me responsabilizou u-u por apresentar sobre Nelson Rodrigues.

Autor
Como imaginei ele é alucinado haha Muito conceituado por ter revolucionado a dramaturgia brasileira sendo alvo de muitas censuras. E como um bom jornalista, escritor e dramaturgo Nelson escreveu várias obras para o teatro.Entre muitas coisas o que mais me chamou atenção foi que ele mostra o que hoje é considerado normal, a promiscuidade. De uma inteligência e habilidade evidente me deixou a desejar só no final do livro.

Vestido de Noiva
O livro é tão pequenininho -85 páginas- e de linguagem fácil que li em duas horas nas aulas de química e matemática.
É a peça mais significativa do autor. O livro não começa nada convidativo, é bem louco do começo ao fim.Uma peça psicológica que mexe com nossos pensamentos delirantes.
São três cenários na peça: Realidade, alucinação e memória. E de acordo com o desenrolar da história a personagem principal migra de um cenário para o outro.
Cada personagem possui uma característica não muito atrativa que o define do começo ao fim. Nenhuma deles possui uma boa imagem e você nunca sabe quem é o assassino e o ladrão. Na verdade não sabe se há um crime, não sabe se é alucinação ou realidade e percebe que a memória nos engana.
Nessa confusão toda, busquei desesperadamente o final para entender o que é cada um e na última página, no último páragrafo ele termina da maneira mais simples e desleixada que eu poderia imaginar.
Quando você termina vê que é tudo muito óbvio, mas só Nelson consegue explorar as possibilidades mais obscuras.
O livro é muito bom :D Terminei com a sensação que a personagem sabe mais sobre mim do que eu sobre ela.

OBS.: Eu adoro ler peças, me acostumei na minha época de fanatismo por Shakespeare e fazia um ano que não lia, gostei de relembrar as sensações o/ O engraçado em ler essas peças é que quando você lê a narrativa imagina um jeito, uma expressão facial, um pensamento e um sentimento pro personagem. Mas quando lê a descrição do cenário percebe que o estado dele é totalmente diferente do que imaginou. Livros comuns não mostram como realmente é o personagem. Acabamos fazendo dele um reflexo de nós, colocando um pouco de nós na sua personalidade, mas as peças nos distanciam um pouco disso. 

Gostei :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You might also like:

Related Posts with Thumbnails